Segurança - Unicontábil

UNICONTÁBIL

Ir para o conteúdo

Segurança

Unicontábil

A segurança deve ser exercida por todos da organização e ter sua coordenação exercida por analista de segurança, entretanto é responsabilidade de todos.

Estes usuários podem ser, por exemplo, acionistas, investidores ou analistas de mercado, que avaliam o valor das ações e outros títulos emitidos pela empresa.

A cada dia a dinâmica do mercado financeiro tem exigido uma maior velocidade das informações, e a Internet tem sido considerada um canal de divulgação que potencializa as oportunidades na melhoria da qualidade das informações fornecidas.

A divulgação é vital para a tomada de melhores decisões possíveis, e a divulgação oportuna de informação relevante tende a impedir a ocorrência de surpresas que poderiam alterar a percepção a respeito do futuro de uma empresa.

Sabemos que a informação contábil deve ser consistente, clara, para alcançar o objetivo pelo qual foi concebida, no sentido de evitar divergências em suas análises, pois assim, comprometeria conseqüentemente a própria informação.

A Contabilidade demonstra a essência dos fatos que ocorrem no patrimônio visando a explicação das mutações patrimoniais e possibilitando assim análises que levem a soluções alternativas que contribuam com o desenvolvimento da riqueza patrimonial que é a razão maior da contabilidade.

Pois sua eficácia decorre fundamentalmente em permitir que a informação seja utilizada em condições que permitam a obtenção de benefícios decorrente do sistema utilizado.

Objetividade da informação

A informação deve estar disponível de forma precisa e clara, evitando-se distorções no processo de tomada de decisão, caso haja alguma imprecisão.

Deverá estar disponibilizada de maneira a ser compreendida por seu usuário, permitindo adaptações que proporcione melhor benefício a medida que o usuário for utilizando e percebendo que alguns incrementos podem vir a melhorar o manuseio e a divulgação das informações.

Seguem alguns fatores a serem considerados com a ajuda da informatização e a contabilidade: aumento da produtividade, melhoria na qualidade dos serviços, facilidade para leitura prévia de relatórios, atendimento quanto as exigências às informações da empresa, maior segurança nas informações, menos espaço físico no ambiente de trabalho, guarda dos arquivos em meio magnético ( CD, disquete, zipdrive ).

Segundo Riccio (1997:1-13), um impacto imediato que a virtualidade provoca sobre a Contabilidade é que muitos ativos também podem se tornar virtuais, fazendo sobressair o problema de que os atuais sistemas contábeis e financeiros não estão aparelhados para lidar com essa situação.

De fato, observa-se que a expansão do comércio eletrônico tende a alterar alguns conceitos importantes como empresa, objetividade, base documental, relações contratuais e outros assuntos derivados do campo jurídico que se relacionam com a Contabilidade.

Na verdade, são estímulos ao progresso do conhecimento, a exemplo do que se verificou à época da Revolução Industrial e em outros momentos da história.
controle de risco deverá estabelecer um processo formal de identificação, avaliação e desenvolvimento de respostas aos riscos do projeto, para que a sua situação seja constantemente monitorada e os seus planos de contingência estejam sempre atualizados e prontos para serem implementação.

Identificação das ameaças e vulnerabilidade dos ativos de informática Mensuração do risco Gerenciamento – prevenção, identificação e solução Exemplos – questionários – auditoria de sistemas, avaliações do risco Demonstração da integridade da informação – qual é o seu percurso até chegar ao departamento contábil;

Falta de comprometimento – seja do cliente, do parceiro ou da equipe Falta de motivação da equipe Divergência com a estratégia da empresa.

PRÁTICA DE USO DA SEGURANÇA

Controle de segurança deve ser exercido por todos os profissionais da organização e terá sua coordenação exercida por analista de segurança, que irá estabelecer práticas, para efeito de consubstanciar a atividade de segurança.

Avaliação a constante das vulnerabilidades e ameaças analisar medidas de segurança possíveis a serem implantadas Implantar medidas de seguranças

Realização de analise de riscos Construção de normas e planos de segurança.

CONCLUSÕES

Informação contábil é uma ferramenta extremamente importante para o sucesso empresarial, mas não deve apenas se restringir ao atendimento das determinações legais, pois, mais que a legalidade, a informação contábil deve contribuir decisivamente para a tomada de decisão pelos gestores empresa, bem como dos outros usuários interessados nas informações como governo, acionistas, investidores, empregados, sócios, diretores.

No atual momento econômico vivido pela humanidade e denominado de globalização, urge cada vez mais que o sistema de informação contábil seja estruturado de forma a atender os usuários em todos os objetivos pretendidos e que o produto do sistema seja uma informação de qualidade, concisa, precisa, relevante que permitam ganho de competitividade daqueles que a utilizam.

Com as novas tecnologias o profissional da contabilidade deve estar mais capaz de se inserir competitivamente nesse ambiente globalizado, já que o mesmo possui tempo hábil para realizar estudos, abrangendo a economia, métodos quantitativos e estatísticos para negócios.

Assim, a Contabilidade garantirá qualidade nas informações geradas e propiciará aos profissionais uma inserção competitiva nesse mercado globalizado proporcionando que seus usuários possuam alto grau de satisfação.

fonte "monografias.brasilescola.uol.com.br"

Gráfico Unicontábil
Voltar para o conteúdo